top of page

Lista divulga cientistas mais Influentes do Mundo com 812 Brasileiros e dois são paraenses


Uma das melhores Universidades do Mundo, Stanford University, USA, com grande número de vencedores do Prêmio Nobel, através de seus professores Jeroen Baas,

Kevin Boyack, John P.A. Ioannidis e com a editora Elsevier BV, acabam de publicar em 19 de Outubro de 2021 a terceira versão, atualizada da lista dos melhores cientistas do mundo.


Na lista estão 812 Brasileiros, a imensa maioria de Universidades Públicas. Entre eles, estão dois paraenses que pertencem aos nossos quadros, os Acadêmicos Alexandre da Costa Linhares e Pedro Fernando da Costa Vasconcelos.


Nesse estudo, um dos mais sérios já feitos sobre rankings, foi criado um banco de dados que está disponível ao público contendo mais de 100.000 cientistas de ponta (os 2% mais relevantes do mundo).


O ranking fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e ano único. São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos 5 artigos. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2020.


A seleção é baseada nos 100.000 melhores por c-score (com e sem autocitações) ou uma classificação de percentil de 2% ou superior.


Veja aqui o link do artigo e das tabelas originais:


https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3?fbclid=IwAR1vdz1LpN0QomR6hgjgY2oM_jCrEHGnKzEu3SwkV2t4C1oPEy3Nf0p8LNM


Uma honra e um reconhecimento de décadas de esforço e trabalho pela ciência do Brasil. Parabéns a todos os colegas aqui listados e aqueles que em breve estarão no ranking.

26 visualizações0 comentário
bottom of page