top of page

A Academia de Medicina do Pará foi fundada em vinte e um de setembro de 1987, após intenso e laborioso trabalho desenvolvido pelos Drs. Luiz Alberto Rodrigues de Moraes, Luiz Cláudio Lopes Chaves, José Maria Cardoso Salles e Waldenice de Oliveira Ohana. Esse grupo recebera, nesse sentido, grande incentivo do eminente Prof. Dr. Geraldo Milton da Silveira, ex-Presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina e então Presidente da Academia de Medicina da Bahia, o que resultou na criação de nosso silogeu, abrigando em seus quadros grandes vultos da Medicina de outrora e contemporânea em nosso Estado, na condição de Patronos e Titulares de suas quarenta Cadeiras.

Já na Sessão de instalação, o insigne Acadêmico Prof. Dr. Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann vaticinava: "Este grupo de profissionais há de padecer, sem dúvida, da  incompreensão de todos que detestam as Academias quando a elas não pertencem". E, prosseguindo em sua alocução, afirmava: "A única maneira de manter ativa e jovem uma instituição como esta é fazê-la um centro intelectual de sistematização e divulgação da cultura médica paraense".  É o que a Academia, através de sucessivas Diretorias vem buscando assegurar desde sua fundação.

Estiveram presentes nessa Sessão trinta e um médicos, que elegeram como seu primeiro Presidente o inolvidável mestre Prof. Dr. Clóvis Olintho de Bastos Meira. Este, logo constituiu duas comissões: uma encarregada de elaborar o Estatuto e o Regimento Interno; outra, de escolher entre os consagrados  destaques da Medicina do Pará, já falecidos, aqueles que mereceriam figurar na condição de Patronos de suas quarenta Cadeiras.

Durante sua adolescência, a Academia experimentou momentos difíceis, porém, graças à abnegação e dedicação de membros como os Acadêmicos Habib Fraiha Neto, sempre zeloso na organização e publicação de nossos Anais, e o nosso operoso Presidente Rubens da Silveira Britto, foi possível atravessar esse período turbulento. Um reconhecimento especial é devido ao seu grande benfeitor, Prof. Dr. João Paulo do Valle Mendes, que chamou a si a responsabilidade de acolhê-la sob sua proteção, física e intelectual, impedindo-a de sucumbir.

Hoje, seguimos em plena maturidade, conduzindo nossa Academia de maneira firme e segura em direção a um grande futuro, de glórias, esplendor e grandeza da Medicina no Pará. 

 

Dr. Alberto Ferreira

Presidente da AMP

bottom of page