top of page

Acerca de

topo site.png

O Prêmio

A Academia de Medicina do Pará instituiu o Prêmio JOÃO PAULO DO VALLE MENDES, que será concedido anualmente ao autor ou autores do melhor trabalho de conclusão de curso de graduação em Medicina no Estado do Pará.

O Prêmio consiste em medalha ou placa, certificado e incentivo financeiro.

O objetivo é incentivar a qualidade da pesquisa científica na graduação em Medicina.
 

Resumo Biográfico

João Paulo Mendes.png

João Paulo do Valle Mendes nasceu em Belém do Pará, em 22 de outubro de 1930. Diplomado médico, pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, em 1954. 

Na ocasião, recebeu da Congregação da Faculdade de Medicina o Prêmio Raul Leite, concedido ao melhor aluno durante o curso médico. Desde os tempos como acadêmico de Medicina, já demonstrava enorme apreço pela educação, sendo um dos responsáveis pela publicação da Revista do Acadêmico de Medicina. Anos mais tarde, materializou esse sentimento com a criação do Centro de Ensino Superior do Estado do Pará- CESUPA, hoje Centro Universitário, do qual foi seu Reitor. 

Sua trajetória como médico, professor, educador, administrador e grande humanista, foi reconhecido pela Universidade Federal do Pará, com a outorga do título de Professor Emérito. 

Foi Presidente da Academia de Medicina do Pará (AMP), oportunidade na qual concedeu, mediante comodato, o imóvel onde hoje tem sua sede. Em 2021, para reverenciar sua memória, a AMP instituiu o Prêmio João Paulo do Valle Mendes, com o objetivo de contemplar o melhor trabalho científico de conclusão do curso médico aos alunos das diversas Escolas de Medicina do Estado do Pará.

O processo de inscrição, avaliação e premiação será regulamentado pelas normas listadas a seguir:

​Contato

Entre em contato para esclarecer dúvidas ou saber mais sobre o prêmio.

Obrigado pelo envio! Entraremos em contato em breve.
bottom of page