top of page

Gaspar Vianna, Gênio Paraense da Medicina: Uma jornada Fascinante pela Vida, Obras e Homenagens


É com grande entusiasmo que a Academia de Medicina do Pará anuncia o lançamento virtual do tão aguardado livro "Gaspar Vianna, Gênio Paraense da Medicina".


Escrita pelo renomado pesquisador e historiador Dr. Habib Fraiha Neto, membro atuante de nossa Academia, a obra constitui merecida homenagem a um dos mais eminentes médicos de nossa história.


Publicado pela editora do Instituto Evandro Chagas, o livro pretende nos transportar para os feitos extraordinários de um jovem médico aqui nascido, cujo legado ainda ecoa mais de cem anos depois.


Nessa obra, brilhantemente escrita, o autor mergulha fundo na análise das notáveis contribuições de Gaspar Vianna, sua atuação pioneira no estudo e no combate a doenças tropicais, como as leishmanioses, a doença de Chagas, a blastomicose de Lutz, o granuloma venéreo, e sua dedicação à pesquisa científica, ao lado de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Adolfo Lutz e outros grandes vultos da Medicina nos primórdios do Instituto de Manguinhos.


Sua vida breve, de apenas vinte e nove anos de idade, foi profundamente marcada por extraordinária sede de conhecimento nos mais variados campos de sua atuação, como a histologia, a anatomia patológica, a etiopatogenia de doenças transmissíveis, o exercício da medicina clínica, a terapêutica experimental, a protozoologia médica e veterinária, a micologia médica, e pela notável competência em tudo o que realizou ao longo de pouco mais de cinco anos de seu exercício da Medicina. Sem dúvida, um autêntico fenômeno.


Dr. Habib Fraiha Neto, com sua expertise como pesquisador e historiador, traz-nos uma abordagem minuciosa, apaixonante, revelando detalhes e acontecimentos que moldaram a trajetória de Gaspar Vianna. Sua pesquisa cuidadosa é evidente em cada página do livro: documentos, relatos históricos e depoimentos habilmente utilizados para reconstruir a vida e o impacto da obra de Gaspar Vianna.


Ao lançar "Gaspar Vianna, Gênio Paraense da Medicina", a editora do Instituto Evandro Chagas e a Academia de Medicina do Pará reconhecem a importância de preservar a memória de grandes vultos como Gaspar Vianna.


Sua leitura leva-nos a refletir sobre o injusto desconhecimento a que foi relegado Gaspar Vianna ao longo de décadas entre sua gente, na própria cidade que o viu nascer: Belém do Pará.


E no esforço investido para reverter esse estado de coisas, logrando alçá-lo hoje ao mais amplo reconhecimento nacional e à conquista de títulos invulgares: um dos Benfeitores Máximos da Humanidade pela descoberta da cura das leishmanioses; o Mártir Brasileiro da Ciência; o Paraense do Século XX; um dos 10 Maiores Nomes Brasileiros da Medicina no Século XX; o Patrono da Cadeira nº 25 da Academia de Medicina no Pará.


Além disso, grandes homenagens a ele prestadas, como a denominação de um Pavilhão no Campus da Fiocruz em Manguinhos, a ereção de um monumento em sua homenagem na capital do Pará, e a emissão de sete diferentes medalhas comemorativas ou condecorativas cunhadas com sua efígie, exaltando-lhe a importância e o impacto de suas contribuições.


O livro não apenas presta uma justa homenagem, mas também inspira médicos e estudantes de medicina a seguirem o exemplo desse notável profissional.

Em suma, "Gaspar Vianna, Gênio Paraense da Medicina" é um livro que nos presenteia com uma jornada fascinante pela vida e obra de tão ilustre médico. É, assim, uma obra indispensável a todos interessados na história de nossa medicina e em nossa Cultura regional.

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page