top of page

COP 30: Cesupa inaugura Núcleo de Orientação ao Viajante em parceria com o Instituto Evandro Chagas

ree

O Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) acaba de anunciar a criação do Núcleo de Orientação ao Viajante (NOV), um novo ambulatório que integra o Centro de Especialidades Médicas do Cesupa (Cemec), inaugurado em outubro deste ano.


A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Cesupa e o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS), fortalecendo a atuação conjunta das duas instituições nas estratégias de vigilância de agravos emergentes e reemergentes em saúde pública — especialmente na região amazônica.


Sob a coordenação da médica infectologista, professora e pesquisadora Tânia Chaves, e supervisão da diretora do Cemec, professora Érica Gomes do Nascimento, o NOV surge como uma importante ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças em viajantes. Seu objetivo é orientar cidadãos brasileiros e estrangeiros antes de viagens a áreas de risco, reduzindo o adoecimento durante o deslocamento.


Durante as consultas, são abordados temas como aconselhamento, vacinação, quimioprofilaxia e educação em saúde individualizada — práticas essenciais para prevenir doenças transmissíveis como sarampo, febre amarela e arboviroses.


O NOV também tem papel estratégico na vigilância epidemiológica e segurança sanitária global, contribuindo para o cumprimento do Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005). Sua atuação ganha ainda mais relevância diante de grandes eventos, como o Círio de Nazaré e a COP30, que atraem milhares de pessoas a Belém e aumentam o risco de disseminação de agravos à saúde pública.


🕒 Atendimento gratuito e por ordem de chegada

📍 Local: Cemec – Avenida Governador José Malcher, 1242

📅 Sextas-feiras, das 13h às 17h

📋 Necessário apresentar encaminhamento médico ou de outro profissional de saúde, além de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Estrangeiros devem levar o passaporte.


✈️ Dica importante: agende sua consulta de orientação pré-viagem com pelo menos seis semanas de antecedência, para que todas as medidas preventivas — como a vacinação — possam ser aplicadas a tempo.


Com o NOV, o Cesupa reafirma sua vocação para integrar ciência, ensino e cuidado, consolidando-se como instituição de vanguarda na formação médica e na proteção à saúde coletiva na Amazônia.



A Academia de Medicina do Pará - AMP


1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Greta
11 de nov.
Avaliado com 4 de 5 estrelas.

Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.

Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor…

Curtir

*SITE EM ATUALIZAÇÃO PERMANENTE.

Academia de Medicina do Pará - AMP

Av. Nazaré, 630, Prédio anexo CESUPA Belém, Pará - CEP: 66.035-170 - Tel: (91) 4009 9108

Email: academiamedicinapa@gmail.com 

© Todos os direitos reservados.

  • b-facebook
  • Instagram AMP
  • Canal da Academia de Medicina do Pará - AMP
bottom of page